COMO SÃO PRODUZIDAS AS LATAS DE AÇO

As latas de aço são fabricadas de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade

O material básico usado para a fabricação das latas é o aço. O primeiro passo para o processamento do aço é a produção do ferro fundido. Isso é feito misturando-se basicamente o minério de ferro, coque e calcário utilizando-se altas temperaturas no alto-forno. O ferro fundido é colocado em um recipiente com uma porcentagem de aço pós consumo (reciclado), depois injetado oxigênio e a mistura é submetida a alta temperatura para a produção do aço.

O aço usado para a confecção das latas costuma ser processado e transformado em grandes bobinas e então transportado para a fabricação da folha de aço.  Durante a fabricação é aplicada uma fina camada de estanho, formando as folhas de flandres, ou uma camada de cromo, formando as folhas cromadas. Esses revestimentos são utilizados para proteger o aço da oxidação.

Bobinas de aço (flandres ou cromo) são então enviadas aos fabricantes de embalagem. Para alimentos ácidos, como os derivados de tomate, é necessária aplicação de estanho e película protetora. A aplicação da película é feita na fábrica produtora da lata antes da confecção dos corpos da embalagem. Os revestimentos são não tóxicos, seguros, elásticos e resistentes. Mais de 50 tipos de revestimentos foram desenvolvidos e testados para aplicação em embalagem de aço para contato com alimentos não representando qualquer risco a saúde. Todos são aprovados pelos órgãos fiscalizadores competentes como ANVISA, Ministério da Saúde e FDA.

Existem 2 caminhos para a produção de latas de aço: 2 peças ou 3 peças. O método tradicional – 3 peças – envolve o corte em folhas de aço, a aplicação da película protetora elástica, a litografia (impressão nas folhas de aço), o corte em blanks (retângulos menores para a conformação da folha em corpo), conformação do corpo com aplicação de solda ou agrafagem e aplicação do fundo ou tampa para que na indústria seja envasado o produto, tampado e cozido para o caso de alimentos.

Para fazer a lata de 2 peças – método mais recente – alimenta-se um equipamento de conformação com a própria bobina o qual estampa pequenos copos  para que depois sejam esticados em copos mais altos. O processo é chamado de “draw and wall iron” ou D&I. O resultado é um corpo de lata com espessura fina e resistente para o acondicionamento, principalmente, de bebidas.

Para a aplicação da tampa da lata de 2 peças e a tampa e o fundo da lata de 3 peças as extremidades do corpo da lata devem ser enroladas, o processo é conhecido como fabricação da flange.

As latas vazias são então paletizadas, armazenadas e transportadas aos envasadores os quais recebem os corpos e as tampas separadamente.

Existem dezenas de tamanhos e conformações de latas de aço as quais são usadas em diversos segmentos com segurança e qualidade!

Existem dezenas de tamanhos e conformações de latas de aço as quais são usadas em diversos segmentos com segurança e qualidade!

BAIXAR ILUSTRAÇÃO DAS LATAS DE 3 PEÇAS



LATAS DE AÇO PARA ALIMENTOS
Conheça o ciclo sustentável da embalagem 100% amiga do meio ambiente - Lata de Aço.

BAIXAR CICLO DA LATA DE AÇO - DO BERÇO AO BERÇO - PRODUTOS DE ALIMENTOS

01. O alimento é colhido na fazenda e depois é armazenado;
02. Na armazenagem o alimento é selecionado, lavado, descascado e cortado;
03. O alimento é envasado e vai para a lata;
04. O alimento passa pelo autoclave onde é cozido e resfriado dentro da lata;
05. As latas são transportadas até o mercado;
06. As latas são levadas para as prateleiras do mercado;
07. Da lata de aço o alimento ganha muita saúde e nutrição;
08. Seleção das latas feita por processo manual ou por separadores eletromagnéticos;
09. Limpeza feita em peneiras para tirar resíduos contaminantes;
10. Prensagem das latas para formarem fardos;
11. Os fardos são formados para facilitar o transporte;
12. A sucata é levada de caminhão para usinas recicladoras;
13. Ao chegar na usina de fundição a sucata vai para fornos elétricos ou a oxigênio, aquecido a 1550°C;
14. Chegando ao estado de fusão e líquido fumegante, o aço é moldado em tarugos e placas metálicas;
15. O aço é finalmente cortado em forma de chapas;
16. Litografia (processo de impressão no corpo da embalagem); Produção paralela de fundos e tampas; Chapas litografadas cortadas em blanks; Montagem do corpo e aplicação do fundo ou tampa.



LATAS DE AÇO PARA PRODUTOS QUÍMICOS

BAIXAR CICLO DA LATA DE AÇO - DO BERÇO AO BERÇO - PRODUTOS QUÍMICOS (NÃO ALIMENTOS)

Caso você não possua, baixe
o Adobe Reader para ler arquivos em pdf.

+55 11 3842 9512
abeaco@abeaco.org.br
Rua Afonso de Freitas, 559, cj 81 . Paraíso . São Paulo
© 2020 ABEAÇO . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS DE AÇO . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . UX DESIGNER KARLA GRANADEIRO