ORIENTAÇÕES
A Atividade Lúdica ZIP ZAP ZUP veiculada no site da ABEAÇO, é direcionada a alunos dos Cursos Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas, podendo ainda ser desenvolvida com alunos de Fundamental I, com algumas adaptações, ajustes e seleção feitas pelos professores, de acordo com a faixa etária a ser atendida.
A Atividade Lúdica foi contextualizada à terra das latas de aço, Latônia, um lugar alegre, cheio de possibilidades, formada por seis cidades: Akilata, Sonalata, Photolata, Bricolata, Ludolata e Ecolata.
Da mesma forma apresentará seis módulos com esses mesmos títulos, nos quais as Aventuras do Lataço serão desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa, inspiradas nas características de cada uma das cidades.
Clique aqui para conhecer a História da Latônia.
SAIBA MAIS SOBRE O ZIP ZAP ZUP
Akilata:
história da lata /sua importância.
Sonalata:
sons, ritmos e música com latas de aço.
Photolata:
luz e fotografia e latas de aço.
Bricolata:
arte e artesanato com latas de aço.
Ludolata:
Jogos e diversões com/a partir de latas de aço.
Ecolata:
cidade sustentável das latas.
ZIP- sensibilização, informações, pesquisas, coleta de material, reportagem, entrevistas, visitas a fábricas e armazéns, palestras e debates/ apresentações PPT/ vídeos...
ZAP – criação: textos verbais e não verbais/ HQ/ artesanato/ criação de instrumentos musicais e de música/ sonorização de textos (sonoplastia)/ maquetes/ instalações/ histórias colaborativas/ dramatizações/ teatro.
ZUP – trabalhos colaborativos e de união dos participantes da equipe/ apresentações para a comunidade escolar - local e virtual/ campanhas/ apresentação teatral/ rádio/jornal mural/ festa na escola/ exposições.
Sensibilização, pesquisa da história da lata, timeline, serventia, utilidade e uso da lata. Entrevistas sobre o uso da lata/ coleta de vários tipos de lata e outros materiais (montagem de sucatário).
Criação: “Aventuras de uma Lata” – História em Quadrinhos e/ou histórias ilustradas. Características das Personagens – Ataliba e Ladilata/ Criação das personagens com latas recolhidas – apresentação de teatro de fantoches ou marionetes (com lata).
Apresentação/ campanha/ jornal mural/ exposição/ teatro/ instalações, publicação.
Pesquisa sobre Instrumentos Artesanais e com Sucata/ informações básicas sobre música e instrumentos musicais.
Montagem de instrumentos musicais feitos com lata – apresentação de alguns instrumentos passo-a-passo (maraca, marimba, tambor, reco-reco, pandeiro...); estimular a pesquisa e criação própria de instrumentos. Musicalização de uma história. Instigar os participantes para a composição musical.
Trabalho colaborativo – montagem de uma banda de percussão. Criação de vídeo, MP3 e publicação.
Sensibilização do módulo/ Pesquisa da História da Fotografia/ a Fotografia “pinhole”/ Entrevistas e/ou palestras com fotógrafos da comunidade.
Montagem de máquina “pinhole”/ ensaios fotográficos com latas (novas ou velhas, na despensa, armazém, ferro-velho, rua...), com tema “Lataria”- Inspiração: Pop Art - Andy Warhol.
Exposição das “máquinas pinhole”, das fotos ‘pinhole” e das fotos com tema “Lataria”/ publicação.
Sensibilização do módulo/textos sobre os 3 Rs/ criatividade e Arte/ Inspiração: Archimboldo e suas caras complexas.
Coletas de Latas/ Artesanato com latas com passo-a-passo (porta-trecos/ porta-lápis/ vaso/ móbile/ bonecos/ robô/ bicho...). Técnicas: pintura/ montagem/ colagem/ tecelagem/ mosaico.
Exposição dos objetos obtidos, montagem de feira de artesanato com fins beneficientes/ publicação.
Sensibilização do módulo: o Jogo na história do homem (Homo Ludens); o lúdico e a arte; importância do jogo na educação.
Coleta de material para desenvolvimento de jogos/ criação de jogos; palavras cruzadas; catalata (caça palavras); carta enigmática (assunto: reciclagem e as latas); quebra-cabeças em PPT (figura do Archimboldo); brinquedos com lata; jogos de tabuleiro.
Exposição dos jogos obtidos, torneio de jogos na escola; publicação.
Sensibilização do módulo: significado de sustentabilidade; os princípios da sustentabilidade; sustentabilidade na comunidade e escola. Reportagens sobre as 1ªs cidades sustentáveis no mundo.
Pesquisas sobre a sustentabilidade e meio ambiente na escola e na comunidade; entrevistas; montagem de jornal mural; jornal impresso ou blog sobre o assunto; no meio ambiente; montagem de uma cidade sustentável com sucata variada e latas. Criação de Campanha de acordo com a necessidade.
Exposição trabalhos criados, palestras na escola sobre o assunto; debates e fórum. Publicação.